terça-feira, 20 de julho de 2010

Elementos Fundamentais



Será que exageramos se afirmarmos que não pode haver saúde e força na Igreja, sem a poderosa presença da Palavra de Deus? Acredito que não! Porque nos dias da juventude de Samuel a Palavra do Senhor era mui rara, e a fraqueza do povo era completa e notória. Esse período de decadência espiritual foi marcado pelas derrotas vergonhosas sofridas pela nação de Israel, mas principalmente pela tragédia que assolou a família do sacerdote Eli (cf. 1 Sm 3.1,11-13 e capítulo 4). De fato, não havendo profecia, o povo se corrompe” (Pv 29.18). E munido da Palavra o crente se fortalece e se torna útil ao Senhor.

Ao analisarmos a Igreja Primitiva ficamos admirados de sua força! Essa força era devida à presença do Espírito Santo e à seriedade com que era tratada a Palavra de Deus. A Igreja Primitiva era tão cheia do Espírito, quanto era cheia da Palavra. Algumas Igrejas, hoje em dia, enfatizam a necessidade do Espírito Santo, mas se esquecem de dar a mesma importância à Palavra de Deus. Deus não retirou o Seu Espírito da Igreja, mas alguns homens tem retirado a Palavra da Igreja, não dando a Ela a importância devida. Fazem isso quando deixam de estudá-la e de vivê-la. O baixo nível de conhecimento bíblico, de testemunho e a pouca presença nos estudos bíblicos e escolas dominicais são provas cabais de que a Palavra de Deus deixou de ser alimento diário para a nossa geração. Falta poder à Igreja! Ela está fraquinha e por isso não tem crescido.

Quero chamar a sua atenção, através desse texto, para os elementos fundamentais que promovem o crescimento da Igreja: o Espírito Santo e a Palavra de Deus. Se quisermos ser cheios do Espírito Santo, devemos buscar a plenitude da Palavra. Porque plenitude do Espírito e plenitude da Palavra são duas realidades inseparáveis. O Espírito concede poder e autoridade ao crente para que ele proclame a Palavra do Senhor, que salva, cura e liberta. E assim, a exemplo da Igreja Primitiva, a Igreja de hoje, cheia do Espírito e da Palavra, poderá promover o seu próprio crescimento, tanto em qualidade como em quantidade. Porque a Igreja cresce mediante a ação do Espírito Santo e na proporção em que anuncia as boas novas de salvação aos perdidos.

Que sejamos hoje, uma Igreja cheia da Palavra e do Espírito! Que o nosso testemunho comprove a importância que damos a Eles. E que o reflexo de tudo isso seja visto na vida de todos aqueles que professam o nome do Senhor Jesus.

Rev. Adair Ordontis Dias.

3 comentários:

  1. E aí mano, tudo bem. Saudades.
    Gostei de te ver escrevendo. O texto é bom.
    Mantenha o bom ânimo e continue escrevendo.
    Deus te abençõe.
    Flavão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pastor. sua mensagem é segura, bíblica e objetiva. Esttava na expectatica de vê-lo escrever. Foi um przaer visitar seu blog, sempre que der estarei por aqui. Tornei-me também seu seu seguidor.
    Rev. Valdemir

    ResponderExcluir
  3. Valeu queridos, Rev. Flávio e Rev. Valdemir, pela força! Vamos juntos, usando essa ferramenta para tornar conhecida da vontade de Deus, e que nós mesmos possamos experimentá-la diariamente em nossas vidas, famílias e ministérios. Quanto a você Flávio, estou aguardando o momento precioso para ler as suas publicações. Abraços.

    ResponderExcluir