quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Influência do Consumismo (2ª parte)

Ainda refletindo sobre o livro “Cristãos em uma sociedade de Consumo”, do autor John Benton, apresento a seguir mais duas questões que são fortemente afetadas pelo consumismo na vida de uma pessoa.

1. O Consumismo afeta os nossos objetivos. Nos séculos passados havia a preocupação de desenvolver o caráter das pessoas. Atualmente, a nossa sociedade se preocupa em desenvolver a personalidade. Qual é a diferença? O caráter é uma disposição interior de amar o que é bom, sendo que o bom é definido em termos absolutos pela natureza e pela vontade de Deus. As pessoas de antigamente, principalmente os cristãos, se esforçavam para crescer em amor e em santidade como objetivo de vida para a glória de Deus. Na sociedade atual, o secularismo reina, Deus está morto e já não existe a idéia dos absolutos morais. Agora o que importa é sentir-se bem consigo mesmo; é tornar-se uma pessoa interessante, moderna ou divertida; é ser feliz, mesmo que você não seja uma pessoa moralmente correta. Busca-se por uma boa imagem! Assim, os objetivos mudaram. O foco não está mais na vida interior, mas na vida exterior.

2. O Consumismo afeta a nossa identidade. A identidade está ligada ao ponto anterior e funciona em um nível mais profundo. No passado, a nossa identidade, definida por coisas do tipo sexo, religião e classe social, determinava muitas das escolhas que fazíamos. Mas, agora, vivemos em uma sociedade em que a identidade é vista como algo muito mais variável. De certo modo, podemos escolher a nossa identidade. Tudo que devemos fazer é comprar os símbolos certos de status. Mas isso significa que a identidade está sendo desvalorizada. Porque uma vez mais o que se busca é uma imagem. E considerando que a identidade se tornou algo flexível, não há qualquer relação entre o que alguém afirma ser e o comportamento moral que se espera dele. Por quê? Porque é provável que semana seguinte ele mude de idéia quanto ao que gostaria de ser. As pessoas de hoje, lamentavelmente, tem dificuldade em saber quem realmente são. E o reflexo disso pode ser visto na vida de muitos cristãos que não avançam rumo à maturidade espiritual.

Na próxima postagem veremos como o consumismo afeta a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Que Deus nos conceda sabedoria e coragem na luta contra o consumismo.

Rev. Adair Ordontis Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário